Principal Histórias Eventos Fotos Contato Arte Bandeira Turismo

Grupo Escolar "Simão da Silva"

No ocaso de 1904,, por decreto de 29 de Novembro, era criado este Grupo Escolar. Sua instalação oficial, verificou-se a 1.° de Junho do ano seguinte, em um sobrado, oferecido pela Câmara Municipal, prédio n. 8 da rua Francisco Glicério (atual 20 de Agosto), onde hoje se ergue o Fórum, ali as aulas foram ministradas até 26 de Agosto de 1907, data em que terminou a mudança para o prédio especialmente construído para abrigar o referido Grupo Escolar, na praça da Matriz.

Por ocasião de sua organização, foram a ele anexadas as cadeiras de 1ª e 2ª do sexo masculino e as de 1ª, 2ª e 3ª femininos.


Foto atual do Grupo Escolar
Simão da Silva

Nessa data assinaram o ponto o professor Luiz Ribeiro de Carvalho, nomeado Diretor, por decreto de 10 de Abril de 1905; os professores Francisco Pedro da Silva, João Batista Ferreira da Cunha e Carlota de Paula Ferreira, docentes; porteiro José Pereira Ferreira e servente Artur Ribeiro de Souza.

Esta escola começou a funcionar regularmente a 1° de Junho de 1905, com 212 alunos matriculados, sendo 107 meninos e 105 meninas. As duas classes vagas foram preenchidas a 7 e 19 do mesmo mês, respectivamente pelas professoras: Julieta Mallet e Zélia Seixas de Siqueira.

A construção do seu prédio, em 1905, fez parte de um projeto de José Van Humbeeck para 7 escolas de um só pavimento, (Pindamonhangaba, Caçapava, São Simão, Bragança, Itatiba, Santa Bárbara e Cajuru). Entre outras características arquitetônicas, destaca-se a existência de um pátio interno e a simetria das plantas, que reservam uma ala para a seção masculina e outra para a feminina. Durante a primeira década do século XX, o projeto foi reelaborado ou adaptado de acordo com as necessidades específicas imposta a cada caso.

A Câmara doou ao governo um terreno para a construção do prédio próprio e, uma vez conseguida a verba, tomou a si a tarefa de construção do novo edifício, por meio de contrato.

Em Agosto de 1907, o estabelecimento passou a funcionar no prédio atual, construído pela municipalidade. Presidiu a mudança o professor João Lourenço Rodrigues, Inspetor Geral do Ensino.

Em 11 de Outubro de 1908, numa homenagem ao fundador da cidade, recebeu este Grupo Escolar a denominação de “SIMÃO DA SILVA”.

O prédio foi inaugurado oficialmente em 12 de Outubro de 1908, apesar de as obras ainda não estarem concluídas e estavam matriculados 329 alunos, dos quais 164 eram meninos e 165 meninas. Com a criação dos 4ºs anos feminino e masculino, em março de 1908 o grupo funcionou com 8 classes que no mesmo ano foram elevadas para 10, pela criação dos 1ºs anos.

Curiosidades

Fabricação de canetas

Em 1925, o Diretor Prof. Agenor Medeiros, teve a idéia de fabricar canetas de madeira como trabalho dos alunos e para isso instalou a “fábrica” no porão do prédio, orientado por Casemiro Rosselli (naquela época usava-se caneta de madeira com pena metálica para escrever, e não esferográfica como atualmente).

As canetas eram enviadas à Secretaria da Educação que as destinava aos Grupos e Escolas do Estado. Em virtude da boa aceitação, o Diretor , para aumentar a produção construiu um barracão no pátio, ampliando a “fábrica” que chegou a produzir até 2.600 canetas por mês, em 1927.

A renda da venda das canetas à Secretaria era destinada à Caixa Escolar.

Alem das canetas, o Grupo fabricava bilros para renda, argolas para guarda-napos e abotuaduras de madeira.

Hino oficial

O Hino Oficial do Grupo Escolar “Simão da Silva” foi cantado pela primeira vez a 12 de Outubro de 1909.

A letra foi obra do simonense Euclydes Correia e a música composta pelo Prof. Benedito Landim, que foi Diretor do Grupo.

 

Voltar à Grupo Escolar "Simão da Silva"

1/2

Ir à Página fotos do Grupo Escolar

Apoio

Tennet Serviços de Internet Fundação Cultural Simonense  -  (Museu Alaur da  Matta)