Principal Histórias Eventos Fotos Contato Arte Bandeira Turismo

O fato foi que tudo estava mal planejado.  Tropas paulistas defendiam um túnel ferroviário no vale do paraíba para evitar a invasão do Estado de São Paulo por tropas da federação, todavia se esqueceram (ou pelo menos não planejaram bem) que em São Simão existia a Estrada de Ferro São Paulo e Minas que, como o próprio nome diz, ligava o estado paulista a Minas Gerais sendo que Minas estava defendendo os interesses de Getúlio.

Conforme os batalhões de simonenses estavam lutando em outras frentes de batalha, os mineiros invadiram a estratégica cidade de São Simão se valendo da ferrovia.


revolucao_1932_-_5.jpg (52396 bytes)
revulocao_1932_-_7.jpg (55001 bytes)
Grupo de combatentes de São Simão.

São Simão era estratégica porque com os mineiros aqui os suprimentos bélicos para o nordeste do estado de São Paulo acabariam eis que pela cidade passava a Cia Mogyana de Estradas de Ferro que ligava o entroncamento ferroviário de Campinas às cidades de Ribeirão Preto, Franca, etc.

revolucao_1932_-_6.jpg (46053 bytes)
grupo de combatentes simonenses.

A população local ficou aterrorizada segundo relatos. Todavia os mineiros não detinham o controle completo de toda a zona rural ou vilas que faziam parte de São Simão. Em Sucuri, por exemplo, localidade que fica a poucos quilômetros do centro de São Simão, as tropas paulistas detinham o controle. Os trens da Mogyana, pelo menos, poderiam trafegar até Sucuri mandando suprimentos!


revolução1932-9.jpg (70116 bytes)
revolução1932-11.jpg (118015 bytes)
Visita do Capitão Reinaldo Saldanha da Gama, à cidade de São Simão dois anos após a revolução para rever seus comandados.

Fato interessante é que em Sucuri montou-se uma espécie de quartel general dos paulistas que vigiavam São Simão e defendiam com armas a todo custo tal estação. Crianças e escoteiros treinados ficavam fingindo que brincavam na estação do bairro de Bento Quirino pois ali os militares mineiros se comunicavam com seus superiores se valendo do telégrafo da São Paulo e Minas.

Tudo que se passava na sala de telégrafo ou em conversas próximas àquela sala, as crianças simonenses informavam alguns adultos que a cavalo galopavam até o centro e do centro até a estação de Sucuri. Dali os militares recebiam os informes do que estavam fazendo as tropas federais e passavam para os comandantes da capital pelo telégrafo da Mogyana.

revolução1932-10.jpg (43454 bytes)
revolução1932-12.jpg (43504 bytes)
Combatentes Simonenses.  À esquerda: Pedro Tóffoli.  À direita: Eduardo Reinhardt.    
Combatentes: ( da esq. p/ direita ): Pedro Tóffoli, Eduardo Reinhardt, Belmiro dos Santos.

Em 03 de outubro de 1.932 os paulistas renderam-se. Getúlio deu uma constituição para o país porém anos mais tarde, em 1.937, ele implantou o "Estado Novo" com uma nova constituição feita para si sob encomenda e com plenos poderes para impor sua ordem a nação.

Anterior

3/4

próximo

Apoio

Tennet Serviços de Internet Fundação Cultural Simonense  -  (Museu Alaur da  Matta)