O fato foi que tudo estava mal planejado. Tropas paulistas defendiam um túnel ferroviário no vale do paraíba para evitar a invasão do Estado de São Paulo por tropas da federação, todavia se esqueceram (ou pelo menos não planejaram bem) que em São Simão existia a Estrada de Ferro São Paulo e Minas que, como o próprio nome diz, ligava o estado paulista a Minas Gerais sendo que Minas estava defendendo os interesses de Getúlio. Conforme os batalhões de simonenses estavam lutando em outras frentes de batalha, os mineiros invadiram a estratégica cidade de São Simão se valendo da ferrovia. São Simão era estratégica porque com os mineiros aqui os suprimentos bélicos para o nordeste do estado de São Paulo acabariam eis que pela cidade passava a Cia Mogyana de Estradas de Ferro que ligava o entroncamento ferroviário de Campinas às cidades de Ribeirão Preto, Franca, etc.
A população local ficou aterrorizada segundo relatos. Todavia os mineiros não detinham o controle completo de toda a zona rural ou vilas que faziam parte de São Simão. Em Sucuri, por exemplo, localidade que fica a poucos quilômetros do centro de São Simão, as tropas paulistas detinham o controle. Os trens da Mogyana, pelo menos, poderiam trafegar até Sucuri mandando suprimentos!
Fato interessante é que em Sucuri montou-se uma espécie de quartel general dos paulistas que vigiavam São Simão e defendiam com armas a todo custo tal estação. Crianças e escoteiros treinados ficavam fingindo que brincavam na estação do bairro de Bento Quirino pois ali os militares mineiros se comunicavam com seus superiores se valendo do telégrafo da São Paulo e Minas. Tudo que se passava na sala de telégrafo ou em conversas próximas àquela sala, as crianças simonenses informavam alguns adultos que a cavalo galopavam até o centro e do centro até a estação de Sucuri. Dali os militares recebiam os informes do que estavam fazendo as tropas federais e passavam para os comandantes da capital pelo telégrafo da Mogyana.
Em 03 de outubro de 1.932 os paulistas renderam-se. Getúlio deu uma constituição para o país porém anos mais tarde, em 1.937, ele implantou o "Estado Novo" com uma nova constituição feita para si sob encomenda e com plenos poderes para impor sua ordem a nação.
|
|